Junho Vermelho: Uma causa que salva vidas

Group of hands holding heart

Olá, pessoal! Tudo bem?

A Sakura quer compartilhar hoje uma ação bem legal que tem ajudado várias pessoas.

Recentemente, o mês de junho tem sido marcado pela campanha “Junho Vermelho”, uma iniciativa do movimento “Eu Dou Sangue pelo Brasil” juntamente com instituições dos setores público e privado, cujo objetivo é reafirmar a importância das doações de sangue.

E por que junho? O mês é de clima frio, o que aumenta a quantidade de pessoas com infeções respiratórias e outras doenças, resultando em uma queda nas doações. Também costuma ser período com mais casos de acidentes nas estradas por conta das férias, aumentando a demanda dos hemocentros. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu a data 14 de junho como Dia Mundial do Doador de Sangue. Nesta data também comemora-se o aniversário de Karl Landsteiner, ganhador do prêmio Nobel por descobrir o sistema de grupos de sangue ABO.

Sobre este tema, há um dado muito ruim: a recomendação da OMS é que pelo menos 5% da população seja doadora de sangue, mas aqui no Brasil esse índice mal chega aos 2%. :( É por isso que todos devem abraçar esta causa e divulgar o máximo possível, a fim de conquistarmos mais doadores.

Se você mora ou passou pela cidade de São Paulo neste mês de junho talvez tenha visto alguns monumentos iluminados em vermelho. Esta é uma das ações da campanha para que as pessoas se lembrem da importância da doação. Os locais que estão sendo iluminados pela cor vermelha são: Viaduto do Chá, Biblioteca Mario de Andrade, ponte das Bandeiras, Monumento às Bandeiras, Estátua do Borba Gato, Câmara dos Vereadores, Sala São Paulo, Sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sede da Secretaria de Saúde, Fonte do Parque do Ibirapuera, Instituto do Câncer, Memorial da América Latina, FIESP e Assembleia Legislativa do Estado de SP. Muito legal, não é?

Você quer ajudar? Procure um hemocentro mais próximo e informe-se sobre os requisitos para ser um doador. Caso não tenha ou você não conheça algum hemocentro próximo, acesse o site da iniciativa Eu Dou Sangue e confira os locais: http://www.eudousangue.com.br/onde-doar/.

A Sakura sabe que saúde e qualidade de vida sempre merecem total atenção! Fique atento você também e ajude a melhorar a taxa de doadores de sangue do Brasil.

Abraços e até mais!

Equipe Sakura

Fontes:
Eu Dou Sangue
Prefeitura de São Paulo

Olá, pessoal! Tudo bem? A Sakura quer compartilhar hoje uma ação bem legal que tem ajudado várias pessoas. Recentemente,...

Leia Mais »

Sakura participa da Festa da Cerejeira de Garça!

13322079_531239197066378_3483035831752604258_n

 

 

Oi, gente! Tudo bem?

Como já comentamos aqui em um post sobre a Cerejeira, a Festa que celebra a florada desta árvore é muito especial para a cultura japonesa, pois representa uma renovação.

E é por isso que estamos felizes em participar da Festa da Cerejeira de Garça, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho, no Lago Artifical J. K. Williams. A expectativa é que milhares de pessoas compareçam para se encantar com as mais de mil árvores de cerejeiras plantadas no local. Já imaginou que bonito? :)

Em sua 30ª edição, o evento está com uma programação incrível, repleta de shows, danças, apresentações de cosplay, workshops e muito mais!

E falando em workshops, você poderá participar dos cursos de culinária Sakura na 30ª Festa da Cerejeira de Garça! O nosso culinarista Claudio Kitamura vai ensinar receitas Sakura nos dias 25 e 26 (sábado e domingo). Não vai perder, certo? Anote os horários:

Workshop Sakura

25/06 – Sábado
11h – 11h40 – Carne acebolada, Salada com Molho Especial
12h – 12h40 – Sopa Cremosa de Brócolis, Arroz `a moda Sakura
13h – 13h40 – Frango em cubos ao Molho Barbecue com Mel
14h20 – 15h – Hambúrguer com Molho Barbecue Americano
15h20 – 16h – Bolinho de Arroz com Missô
16h20 – 17h – Saladinha Citrus, Sumissô

26/06 – Domingo
11h – 11h40 – Frango Apimentado, Salada com Molho Especial
12h – 12h40 – Espetinho de Frango com Legumes e Molho Barbecue Mel
13h – 13h40 – Bife ao Molho Barbecue Picante
14h20 – 15h – Saladinha Citrus, Sumissô
15h20 – 16h – Kafta de Missô e Aveia
16h20 – 17h – Frango Xadrez

Venha e participe desta grande festa que reúne a família e expressa toda a beleza das tradições japonesas! Anote aí:

30ª Festa da Cerejeira de Garça
Data: dias 24, 25 e 26 de junh0 (sexta, sábado e domingo)
Local: Lago Artificial J. K. Williams
Endereço: Rua Vinte e Sete de Dezembro, 394 – Williams – Garça/SP
Entrada franca!
Mais informações: www.festadacerejeira.com

Nos vemos lá! ;)
Abraços!

Equipe Sakura

    Oi, gente! Tudo bem? Como já comentamos aqui em um post sobre a Cerejeira, a Festa que celebra a florada d...

Leia Mais »

18 de junho: Dia Nacional da Imigração Japonesa

puzzle with the national flag of brazil and japan

Você gosta de pastel de feira? E de miojo? Já fez algum tipo de origami ou praticou judô?

Essas perguntas tem o intuito de nos mostrar como a cultura japonesa é bastante difundida aqui no Brasil e que, mesmo sem percebermos, acabamos incluindo em nosso dia a dia diversas coisas vindas do outro lado do mundo. Muito legal isso, não é?

E é por isso que hoje vamos contar um pouco sobre a imigração japonesa no Brasil que, amanhã, dia 18 de junho, completa 108 anos! A data marca a chegada do primeiro navio ao Brasil, no dia 18 de junho de 1908. E oficialmente, o Dia Nacional da Imigração Japonesa foi instituído através da Lei nº 11.142, em 2005.

Trazendo 165 famílias japonesas com um total de 781 imigrantes, o navio Kasato Maru chegou ao Porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908. Esse fato ocorreu por conta de um acordo entre o Brasil e o Japão, pois na época os dois países estavam passando por problemas. O Brasil carecia de mão-de-obra para as lavouras e cafezais, e o Japão enfrentava uma intensa crise econômica, além de um demasiado crescimento populacional.

Naquele período foi um pouco difícil para os japoneses se acostumarem com as diferenças de cultura, clima, idioma, etc, e muitas famílias insistiam em retornar para o Japão, mas eram impedidas por conta dos contratos firmados. Com o passar do tempo, os contratos foram terminando e muitos dos imigrantes deixavam as fazendas, mas nem todos conseguiam retornar para seu país de origem.

Foi então que alguns japoneses começaram a conseguir suas próprias terras em regiões desocupadas de São Paulo e criaram um eixo até o Paraná. Enquanto isso, continuavam a chegar no Brasil imigrantes nipônicos, pois o governo japonês incentivava por conta do acordo estabelecido.

No início da Segunda Guerra, o acordo entre os países foi interrompido, o que causou ainda mais dificuldades para os imigrantes, pois eram perseguidos e acusados. Após o término da Segunda Guerra, o processo de imigração foi retomado por mais dez anos, período em que mais imigrantes foram chegando ao Brasil. Mas foi somente em 1952 que os japoneses puderam realmente crescer no país, pois foi assinado o “Tratado de Paz entre Brasil e Japão”.

Atualmente, percebemos como o Brasil aprendeu com os japoneses e como a Cultura Japonesa nos enriquece cada vez mais.

Agora, conte para nós nos comentários: o que você mais gosta na Cultura Japonesa?

Grande abraço!

Equipe Sakura

Você gosta de pastel de feira? E de miojo? Já fez algum tipo de origami ou praticou judô? Essas perguntas tem o intuito...

Leia Mais »

Tem mais Cursos de Culinária Sakura no mês de junho!

cursos

Olá, pessoal!

Perdeu os últimos cursos de culinária da Sakura? Calma, tem mais cursos gratuitos neste mês de junho!

Ministrados pelos nossos culinaristas, os cursos são rápidos e objetivos, e os participantes aprendem receitas maravilhosas com os produtos Sakura, além de ótimas dicas para mandar bem na cozinha!

Os próximos cursos estão cheios de receitas da culinária oriental, como Yakissoba, Arroz para Sushi, Temaki, Kafta de Missô e muito mais! Huuuum! Perfeito para quem AMA comida japonesa!

Então confira e marque na agenda:

Data: 17/06/2016
Horário: 14:00 – 16:00
Local: Coop Joaquim Nabuco
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 277 – Centro – São Bernardo do Campo – SP
Cardápio: Saladinha Citrus, Yakissoba, Arroz para Sushi, Hosomaki e Hot Roll

Data: 20/06/2016
Horário: 14:00 – 16:00
Local: Coop Mauá
Endereço: A. Barão de Mauá, 1.389 – Centro – Mauá – SP
Cardápio: Saladinha Citrus, Yakissoba, Arroz para Sushi, Hosomaki e Hot Roll

Data: 21/06/2016
Horário: 15:00 – 17:00
Local: Pão de Açúcar Pedroso
Endereço: Rua Pedroso, 215 – Bela Vista – São Paulo – SP
Cardápio: Yakissoba, Arroz para Sushi, Hosomaki e Temaki

Data: 22/06/2016
Horário: 14:00 – 16:00
Local: Coop Ribeirão Pires
Endereço: Av. Humberto de Campos, 3.499 – V. Bocaina – Ribeirão Pires – SP
Cardápio: Saladinha Citrus, Yakissoba, Arroz para Sushi, Hosomaki e Hot Roll

Data: 24/06/2016
Horário: 14:00 – 16:00
Local: Associação Cívica Feminina
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 385 – Água Branca – São Paulo – SP
Cardápio: Tabule Sakura, Espetinhos de Frango e Legumes ao Molho Barbecue com Mel e Flan de Caramelo

Data: 25/06/2016
Horário: 15:30 – 17:30
Local: Igreja Nipo Brasileira do Evangelho de Jesus
Endereço: Rua Avenida General Penha Brasil, 204, Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo – SP
Cardápio: Kafta de Missô e Aveia, Lombo Agridoce e Flan de Tofú

Vale muito a pena participar! Você será muito bem-vindo!
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre os cursos, escreva para nós nos comentários!

Abraços e até a próxima!

Equipe Sakura

Olá, pessoal! Perdeu os últimos cursos de culinária da Sakura? Calma, tem mais cursos gratuitos neste mês de junho! Mini...

Leia Mais »

Sakura patrocina o 7º Japan Matsuri!

13413591_961558073966815_5239170070399625759_n

Olá, pessoal!

Está chegando mais um grande evento da cultura japonesa! Nos dias 11 e 12 de junho, em Osasco, acontece o 7º Japan Matsuri! \o/

O Japan Matsuri é foi idealizado pela ACENBO – Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Osasco, e teve sua primeira edição no ano de 2008 para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil. Sabe o que o público confere por lá? Shows, exposições, workshops, gastronomia e bazares! Você não vai perder, né?

E as crianças também podem se divertir, pois o 7º Japan Matsuri reserva um espaço especial para elas com pintura, origami, trabalhos manuais, pipas e muitas outras atividades!

Confira a programação completa aqui.

7º Japan Matsuri
Datas e horários:
Sábado, 11/06 – das 10h às 22h
Domingo, 12/06 – das 10h às 20h
Local: Sede esportiva da ACENBO
Endereço: Rua Acenbo, 100 – Jardim Umuarama – Osasco/SP
Ingresso antecipado: R$7,00
Ingresso na bilheteria: R$ 10,00

Chame a família e amigos! Vai ser uma grande festa!
Até lá!

Abraços!
Equipe Sakura

Foto: Site Japan Matsuri (http://www.japanmatsuri.com.br)

Olá, pessoal! Está chegando mais um grande evento da cultura japonesa! Nos dias 11 e 12 de junho, em Osasco, acontece o...

Leia Mais »

Quer aprender receitas maravilhosas? Cursos Sakura!

sakura-160609

Olá, gente!

Como é bom experimentar uma comida saborosa e preparada com qualidade, não é mesmo? Por isso, temos uma ótima notícia para você: a Sakura realiza Cursos de Culinária gratuitos!

São aulas de duas horas aproximadamente onde os nossos culinaristas ensinam o preparo de diferentes pratos com os produtos Sakura!

Você poderá aprender receitas simples do dia a dia, como Salada Tropical, Lasanha de Berinjela, Pudim de Queijo, ou também pratos orientais incríveis como Yakissoba, Arroz para Sushi, Hot Roll, entre outras!

Huuum! É de dar água na boca!
Anote na agenda:

Data: 10/06/2016
Horário: 14:30 – 16:30
Local: Shopping Interlagos
Endereço: Av. Interlagos, 2255 – Interlagos, São Paulo – SP
Cardápio: Salada Tropical, Lasanha de Berinjela, Frango Crocante e Flan de Caramelo

Data: 13/06/2016
Horário: 14:00 – 16:00
Local: Shopping Center Lapa
Endereço: Rua Catão, 72 – Lapa – São Paulo – SP
Cardápio: Torrada Crocante, Espetinhos de frango e legumes ao Molho Barbecue com Mel, Farofa Especial e Flan de Tofú Sabor Morango

Data: 14/06/2016
Horário: 9:00 – 11:00
Local: Ikoi-no- sono
Endereço: Rua Jardim de Repouso, 881 – Pq Maria Helena – Guarulhos – SP
Cardápio: Sopa Cremosa de Brócolis, Coxinha de Frango com Molho
Barbecue Picante e Docinho Versátil

Data: 14/06/2016
Horário: 14:00 – 16:00
Local: Coop Perimetral
Endereço: Rua Dona Gertrudes de Lima, 658 – Centro – Santo André – SP
Cardápio: Saladinha Citrus, Yakissoba, Arroz para Sushi, Hosomaki e Hot Roll

É uma ótima oportunidade! Venha e surpreenda a família e os amigos na cozinha!

E se você já participou de algum Curso de Culinária da Sakura, conte para nós nos comentários! ;)

Um grande abraço!
Equipe Sakura

Olá, gente! Como é bom experimentar uma comida saborosa e preparada com qualidade, não é mesmo? Por isso, temos uma ótim...

Leia Mais »

Mas afinal, o que é Cosplay?

The festival of youth subcultures "Znaki"

Oi, pessoal!

Hoje o Blog da Sakura apresenta mais um post especial para quem gosta de saber as curiosidades da cultura japonesa! Vamos falar de Cosplay! Você sabe o que é?

O nome Cosplay vem da palavra japonesa Kosupure, e significa representação de personagem a caráter. Como você já deve saber, é um costume, principalmente entre os jovens japoneses, se fantasiarem de personagens que podem ser artistas, jogadores ou seres fictícios de animes, mangás, entre outros.

Mas como será que essa tradição surgiu no Japão?

A iniciativa, na verdade, foi de um americano chamado Forrest J. Ackerman. Por ser muito fã de ficção científica, ele criou uma roupa chamada futurecostume, fazendo referência a um filme da época, Things to Come. Forrest usou esta vestimenta durante a Worldcon, uma famosa convenção de ficção científica que acontece anualmente nos Estados Unidos.

Nos anos 80, o japonês Nobuyuki Takahashi esteve presente em uma das edições da convenção e ficou admirado. De volta ao Japão, Nobuyuki começou a incentivar essa prática na tradicional feira científica japonesa, a Comic Markets. Foi assim que, cada vez mais, essa arte de caracterização foi se difundindo no país.

Hoje existe até uma feira específica de Cosplay no Japão, que reúne cosplayers de todo o mundo. A arte gera interação entre as pessoas e a criatividade, tanto que muitos dos adeptos até produzem sua própria fantasia.

Nos eventos nipônicos que acontecem aqui no Brasil, geralmente há apresentação e concurso de Cosplay, já que a arte se tornou uma característica da cultura japonesa.

E você, já participou de algum evento de Cosplay? Conta pra gente nos comentários!

Abraços!
Equipe Sakura.

Fontes:
Nipocultura
Infoescola

Oi, pessoal! Hoje o Blog da Sakura apresenta mais um post especial para quem gosta de saber as curiosidades da cultura j...

Leia Mais »

Para fazer hoje: Vitamina de Abacaxi com Leite de Soja

pineapple smoothie with chia seed on wooden table.

Olá, gente!

Que tal se hidratar de maneira saborosa hoje?

A Sakura compartilha com você a receita de uma bebida fácil e nutritiva, além de ser uma delícia, claro! Preparada com alguns dos produtos Sakura, é ideal para qualquer hora do dia ou da noite!

Vamos aprender? Confira:

Ingredientes:
• 400 ml de água
• 4 colheres (sopa) de leite de soja (extrato de soja)
• 2 fatias de abacaxi
• 2 colheres (sopa) de Gengibre em Conserva Kenko
• 4 pedras de gelo
• 3 colheres (sopa) de açúcar
• 2 colheres (sopa) de mel
Cobertura de Caramelo Kenko à gosto

Modo de preparo:
1. No copo do liquidificador, coloque todos os ingredientes exceto a Cobertura de Caramelo Kenko e bata até ficar homogêneo.
2. Em um copo coloque a Cobertura de Caramelo Kenko, adicione a vitamina e se desejar decore com pedaços de abacaxi. Sirva em seguida.

Dica: Substitua o açúcar por adoçante.
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Não esqueça de contar pra gente o que achou da receita!
Abraços e até mais!
Equipe Sakura

Olá, gente! Que tal se hidratar de maneira saborosa hoje? A Sakura compartilha com você a receita de uma bebida fácil e...

Leia Mais »

Carpaccio de Salmão: Delícia Oriental!

carpaccio

Olá, pessoal! Tudo bem?

Vamos de culinária oriental hoje?

Rico em ômega 3, o salmão é uma iguaria indispensável na culinária japonesa. E há várias formas de preparar este saboroso peixe. Hoje, compartilhamos com você uma preparação bem fácil: Carpaccio de Salmão!

Confira a receita abaixo e depois acompanhe o vídeo onde o chef Shin Koike mostra o preparo do prato.

Ingredientes:

• 1 peça de 360g de salmão fresco

Molho:
• 1 xícara (café) de Sakura Premium
• 2/3 xícara (café) de Sake Mirin Kenko
• 2/3 xícara (café) de sake seco
• 1 colher (chá) de gengibre ralado
• 10g de katsuobushi (flocos de peixe seco)
• 1 tira de kombu (alga) de aproximadamente 3 cm
• 2 unidades de pimenta verde americana sem sementes e em tiras finas

Modo de preparo:
1. Limpe o salmão, retirando a pele e as espinhas. Reserve em um refratário.
2. Em um recipiente coloque todos os ingredientes do molho e misture bem. Despeje 2/3 deste molho no salmão, cubra com papel absorvente até aderir ao peixe (o papel irá absorver o molho e deixará a superfície do salmão em contato com o molho) e deixar marinar por 60 minutos na geladeira.
3. Após esse período fatie a peça em fatias finas, disponha em um prato e regue o restante do molho por cima.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos + 60 minutos na geladeira para marinar

Muito bom, não é mesmo?

Então que tal fazer e contar pra gente nos comentários? ;)

Abraços!
Equipe Sakura

Olá, pessoal! Tudo bem? Vamos de culinária oriental hoje? Rico em ômega 3, o salmão é uma iguaria indispensável na culin...

Leia Mais »

A Sakura Alimentos está no Youtube!

canal_youtube

Olá, gente!

Vocês sabiam que a Sakura está no Youtube?
Sim! Criado em 2012, o canal é mais uma maneira pela qual a Sakura se relaciona com os consumidores. Lá você encontra o passo a passo de receitas com os produtos Sakura e confere as excelentes dicas dos nossos chefes!

As receitas com Redução de Sódio, contidas no livro Mais Sabor no Seu Tempero também são apresentadas em vídeos no canal. Muito bom, não é? Assim você acompanha cada detalhe do preparo das suas receitas preferidas.

Aproveite as dicas e inspirações do Canal da Sakura no Youtube para levar mais qualidade e sabor às suas refeições do dia a dia. ;)
Ah, e depois conte pra gente aqui nos comentários o que achou!

Acesse: www.youtube.com/user/SakuraAlimentos/

Um grande abraço e até mais!

Equipe Sakura

Olá, gente! Vocês sabiam que a Sakura está no Youtube? Sim! Criado em 2012, o canal é mais uma maneira pela qual a Sakur...

Leia Mais »